D√ļvidas frequentes – Cursos de teologia

 
 

O Itemol Semin√°rio Evang√©lico √© uma institui√ß√£o reconhecida pelo poder p√ļblico fazendo parte do sistema de ensino como integrante da forma√ß√£o b√°sica do cidad√£o.

 

A natureza jur√≠dica √© garantida como estabelecimento de ensino, de acordo com o registro na Receita Federal, pela inscri√ß√£o na Secretaria de Fazenda da cidade do Rio de Janeiro, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educa√ß√£o Nacional/96 (Lei n¬ļ 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e pelo Decreto Lei Nr 9.475/97 (Ensino Religioso).

 

Por este motivo é possível declarar e abater no seu imposto de renda os valores pagos nos cursos frequentados no Instituto.

 


 

Aqui est√£o as d√ļvidas mais frequentes de nossos usu√°rios.

 

Apresentamos neste espa√ßo as d√ļvidas frequentes sobre a orienta√ß√£o pedag√≥gica dos cursos de teologia b√≠blica ministrados pelo Instituto Teol√≥gico Monte das Oliveiras.

 

1) Os cursos do ITEMOL s√£o reconhecidos pelo MEC ou CAPES?

 

Os cursos do Itemol n√£o s√£o da compet√™ncia dos √≥rg√£os p√ļblicos (MEC, secretaria estadual ou municipal de educa√ß√£o) para reconhecimento por serem cursos religiosos confessionais (Art 19, incisos I e III, CF 88).

 

O MEC somente reconhece cursos superiores de formação profissional. O governo estadual reconhece cursos de formação geral e profissional técnico do ensino médio. O governo municipal controla e fiscaliza os cursos do ensino fundamental.

 
O MEC reconhece os cursos de graduação em teologia para FORMAÇÃO do teólogo PROFISSIONAL.
 

Todos os nossos cursos de teologia s√£o, em sua ess√™ncia, de cunho eclesi√°stico voltados para o crescimento espiritual dos alunos, bem como para prepar√°-los ao exerc√≠cio ministerial, sendo, portanto, ministrados na condi√ß√£o de CURSO LIVRE, ou seja, n√£o necessitam de reconhecimento pelo MEC. Entretanto, sua titula√ß√£o √© reconhecida em √Ęmbito eclesial e de organiza√ß√Ķes crist√£s.¬†Nosso Instituto faz op√ß√£o pela “vis√£o religiosa ministerial”.

 

Nosso trabalho está voltado à qualificação de obreiros para nossas igrejas evangélicas. Não temos o interesse de envolver o MEC em coisas espirituais, pois o mesmo RECONHECE os cursos para formação dos teólogos profissionais.

 
‚ÄúEnt√£o ele lhes disse: Dai, pois, a C√©sar o que √© de C√©sar, e a Deus o que √© de Deus.‚ÄĚ (Mateus 22.21)
 
Conclus√£o: visamos a forma√ß√£o do te√≥logo CONFESSIONAL ou ECLESI√ĀSTICO.
 

No entanto, os cursos são válidos em todo o território nacional e podem constar no seu currículo.

 

2) As disciplinas feitas em outros semin√°rios poder√£o ser aproveitadas?

 

Sim, mas elas deverão ter sido cursadas no mesmo nível acadêmico que se deseja o aproveitamento e não podem exceder a 20% do currículo do ITEMOL. Todas as disciplinas que atenderem aos requisitos, após análise, serão aproveitadas e inseridas no histórico escolar expedido pelo ITEMOL ao final do curso.

 

A isenção de disciplinas somente é aplicada nos períodos do Curso Avançado em Teologia (Bacharel Livre). Não haverá isenção de disciplinas para os demais cursos.

 

Obs: Não haverá redução no valor do período em caso de isenção de disciplinas.

 

3) √Č poss√≠vel estudar disciplinas avulsas no ITEMOL?

 

Sim. O aluno dever√° estudar as disciplinas que s√£o partes integrantes de cada curso.

 

4) Posso iniciar o curso enquanto concluo o ensino m√©dio secular (antigo 2¬ļ grau)?

 

Para matr√≠cula no Curso Avan√ßado em Teologia (Bacharel Livre) √© necess√°rio possuir o Ensino M√©dio (antigo 2¬ļ Grau).

 

Para os demais cursos n√£o √© exigida escolaridade, por√©m os nossos cursos tomam por base o aluno que concluiu o ensino fundamental (Antigo 1¬ļ grau).

 

5) √Č necess√°rio ter cursado o b√°sico em teologia para ingressar no Curso Avan√ßado em Teologia (Bacharel Livre)?

 

N√£o.

 

7) Estou morando ou trabalhando no exterior. Como proceder?

 

Em razão dos cursos de teologia também serem ministrados pela internet o estudo será normal, mesmo para quem reside no exterior.

 

O fato de morar fora do Brasil tem 2 implica√ß√Ķes: o pagamento e a remessa de documenta√ß√£o.

 

O interessado deve ter alguém no Brasil para realizar os pagamentos e receber a documentação enviada.

 

N√£o aceitamos transfer√™ncias internacionais de fundo devido ao alto valor das taxas de c√Ęmbio cobradas pelas institui√ß√Ķes financeiras brasileiras, tornando inexequ√≠vel a realiza√ß√£o do curso.

 

8) O que farei quando surgirem d√ļvidas nos cursos de teologia ministrados a dist√Ęncia?

 

O aluno poder√° contatar o professor atrav√©s de¬†E-mail,¬†“F√≥rum de not√≠cias‚ÄĚ ou o “Professor Online”. Tudo no seu ambiente de estudo.

 

9) √Č poss√≠vel concluir os cursos de teologia em menos tempo?

 

Sim. Nossos cursos de teologia obedecem programas educacionais estabelecidos por profissionais do ensino para uma educação teológica de qualidade, já que a matriz curricular de cada curso é desenvolvida de modo sequencial.

 

10) O que é o Campus Virtual?

 

√Č o Ambiente Virtual de Aprendizagem onde o aluno poder√° acessar todos os recursos dispon√≠veis em sua aula virtual (tamb√©m chamado de p√°gina de estudo ou ambiente de estudo. Aqui os alunos:

 

– Far√£o o download das disciplinas para seu computador e poder√£o estudar sem estar conectados a internet, e se preferir, poder√£o realizar a impress√£o do conte√ļdo.

 

‚Äď Participar√£o dos debates no f√≥rum ‚ÄúTEOLOGIA EM DEBATE‚ÄĚ.

 

‚Äď Poder√£o enviar mensagens aos outros alunos da turma ou ao professor.

 

Enfim, os alunos terão ao seu dispor todos os recursos tecnológicos de alto nível para uma educação séria e de qualidade.

 

O Instituto Teol√≥gico Monte das Oliveiras disp√Ķe de v√°rios campus virtuais para oferecer a excel√™ncia e qualidade no ensino teol√≥gico a dist√Ęncia.

 

Tutorial:

 

Veja como é fácil acessar e manusear os Campus Virtuais do ITEMOL-EAD com este tutorial.

 

Como utilizar o Campus Virtual –¬†https://itemol.net.br/itemol/tutorial-unico.pdf

 

Conheça nosso campus

 

Fa√ßa um curso gratuito para conhecer nossa tecnologia de ensino a dist√Ęncia.

 

11) Haverá alguma avaliação?

 

Sim. Cada curso possui avalia√ß√Ķes online que dever√£o ser respondidas dentro da sala de aula virtual. O aluno ter√° 2 (duas) horas para respond√™-la. Se n√£o respond√™-la no prazo estipulado, a mesma ser√° gravada e fechada, sendo que a nota obtida ser√° referente as quest√Ķes conclu√≠das.

 

A avalia√ß√£o √© composta de quest√Ķes de m√ļltipla escolha, falso/verdadeiro, dissertativas e trabalhos acad√™micos.

 

Caso o aluno não obtenha a nota de aprovação ou deixe de realizar a avaliação deverá realizar uma segunda chamada, pagando uma taxa indenizatória.

 

12) Por que ao encerrar uma atividade de avalia√ß√£o obtenho uma nota “zero”?

 

Após o envio de uma tarefa ou realização de prova dissertativa o aluno receberá uma nota ZERO. Isto indica que a atividade foi realizada, mas não foi corrigida ainda. NÃO se PREOCUPE após a correção pelo professor a nota será alterada.

 

13) Como se processa o pagamento das PARCELAS dos cursos de teologia?

 

O aluno realizará o pagamento das parcelas através de nossa loja virtual em: www.itemol.in

 

14) Nos certificados expedidos pelo ITEMOL constar√° que o curso foi realizado √† dist√Ęncia?

 

N√£o, pois isto contraria a determina√ß√£o do MEC j√° que n√£o h√° distin√ß√£o entre curso presencial e curso realizado a dist√Ęncia.

 

15) Pessoas não evangélicas poderão fazer os cursos de teologia do ITEMOL?

 

Sim. Só que o aluno não evangélico precisa estar ciente de que o Instituto, os professores e a filosofia dos mesmos obedecem as doutrinas da linha protestante, primando pela ortodoxia bíblica.

 

16) Um casal de estudantes poder√° usar o mesmo material para os cursos de teologia?

 

Não. Isto é impossível. Cada aluno tem a sua matrícula, o seu material, sua identificação de usuário e sua senha pessoal.

 

17) O ITEMOL oferece algum tipo de bolsa ou auxílio?

 

Em face aos preços acessíveis que praticamos não temos como subsidiar valores ou conceder bolsas de estudo.

 

18) O ITEMOL tem o reconhecimento de alguma convenção de igreja ou de pastores?

 
Esta explicação está baseada em 3 pontos.
 
1. Não existe relação jurídica entre convenção de pastores, igrejas e ministérios com estabelecimentos de ensino, mesmo que seja na área de ensino teológico.

 

2. O Instituto é um estabelecimento de ensino enquadrado por força da lei fazendária da cidade do Rio de Janeiro e tem seu funcionamento amparado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96). Nosso reconhecimento na área de ensino teológico se faz pela ABT (Associação Brasileira de Teologia).

 

3. N√£o h√° como estabelecer esse tipo de reconhecimento, pois caso afirmativo ter√≠amos que estar registrado em in√ļmeras conven√ß√Ķes, conselhos, associa√ß√Ķes, etc. Tamb√©m pela multiplicidade de igrejas, conven√ß√Ķes, conselhos, associa√ß√Ķes, etc esta pr√°tica se torna imposs√≠vel. Nossos formandos, das mais diversas denomina√ß√Ķes, n√£o t√™m encontrado dificuldades para o reconhecimento em suas respectivas igrejas.

 

19) O ITEMOL ordena os formandos ao ministério?

 

Não. Nossa missão é preparar o candidato para exercer o ministério através da capacitação pedagógica e teológica. A ordenação ministerial deve ser feita pela igreja, ministério ou convenção do formando.

 

20) Os estudos realizados no ITEMOL poder√£o ser aproveitados?

 

Sim. Algumas disciplinas poder√£o ser aproveitadas de acordo com o Art. 50 da lei 9.394 de 20.12.1996 ‚Äď Lei de Diretrizes e Bases da Educa√ß√£o Nacional (LDB).

 

Mas, cada instituição de ensino tem autonomia para aproveitar ou não.

 

21) Poderei convalidar o Curso Avançado em Teologia (Bacharel Livre)?

 

N√£o.

 

O parecer CNE/CES Nr 60/2014, de 12/03/2014 foi homologado pelo DOU de 06/09/2016 e revogou a possibilidade de convalidação.

 

Mas, de qualquer maneira, isto não está inserido em nosso projeto pedagógico.

 
O MEC reconhece os cursos de graduação em teologia para FORMAÇÃO do teólogo PROFISSIONAL.
 

Nosso trabalho está voltado à qualificação de obreiros para nossas igrejas evangélicas. Não temos o interesse de envolver o MEC em coisas espirituais, pois o mesmo RECONHECE os cursos para formação dos teólogos profissionais.

 
‚ÄúEnt√£o ele lhes disse: Dai, pois, a C√©sar o que √© de C√©sar, e a Deus o que √© de Deus.‚ÄĚ (Mateus 22.21)
 
Conclus√£o: visamos a forma√ß√£o do te√≥logo CONFESSIONAL ou ECLESI√ĀSTICO.
 

Entendemos a¬†import√Ęncia¬†da forma√ß√£o em n√≠vel superior. Deixamos bem claro aos nossos alunos que caso desejem a forma√ß√£o teol√≥gica profissional devem procurar uma faculdade/universidade.

 

Matéria produzida em referência aos cursos de teologia.

 

22) Por que o curso de Bacharel em Teologia do ITEMOL é chamado de Curso Avançado em Teologia (Bacharel Livre)?

 

Porque somente os cursos de teologia autorizados pelo MEC podem utilizar tal nomenclatura.

 

23) Pode uma mesma faculdade/universidade possuir o curso de Bacharel em Teologia livre e o reconhecido pelo MEC?

 

Sim. Normalmente os cursos reconhecidos pelo MEC são de qualificação profissional e os LIVRES de qualificação eclesiástica.

 

O ITEMOL adota o curso livre por entender que a teologia não é uma profissão e sim uma vocação.

 

24) O certificado √© v√°lido para contar como horas extracurriculares na minha faculdade? √© aceito em concursos p√ļblicos?

Sim, voc√™ pode utilizar o certificado para completar horas extracurriculares na Faculdade, preencher exig√™ncias em Concursos P√ļblicos, participar de Progress√£o Funcional, Provas de T√≠tulo, ou at√© mesmo para subir de cargo na sua empresa.

 

25) Declarei que tenho curso superior, estou isento de participar do curso de ambientação (acolhimento)?

 

Não há obrigatoriedade em frequentar o Curso de Ambientação (Acolhimento), conforme edital: http://www.itemol.net.br/bacharel/edital.pdf

 

26) Por que recebo mensagens (e-mail) nos fins de semana j√° que o ITEMOL n√£o funciona aos s√°bados, domingos e feriados?

 

Neste caso ocorrem 3 situa√ß√Ķes.

 

A primeira, algumas mensagens (e-mail) são programados para serem enviados em data específica.

 

A segunda, as mensagens dos f√≥runs podem ser enviadas a qualquer momento. Ap√≥s 30 minutos da postagem, as mensagens ficam em condi√ß√Ķes de serem enviadas. Quando o sistema √© atualizado estas mensagens s√£o enviadas. As atualiza√ß√Ķes do sistema s√£o autom√°ticas e ocorrem em momentos pr√©-definidos pela equipe de manuten√ß√£o t√©cnica.

 

A terceira s√£o os plant√Ķes da equipe t√©cnica de manuten√ß√£o ou da equipe pedag√≥gica.

 

27) Posso ter meu acesso bloqueado caso n√£o acessar o campus virtual regularmente?

 
Sim, se ultrapassar mais de 7 dias consecutivos sem acessar o campus virtual ser√° considerado abandono de curso.
 

ABANDONO DE CURSO
Será considerado abandono de curso aquele aluno que o sistema detectar como inoperante após 7 dias corridos sem acesso, isto é, depois de 7 (sete) dias de inatividade o sistema bloqueia automaticamente o acesso.

 

E para retomar aos estudos o aluno deverá pagar o valor vigente de uma taxa de rematrícula.
 
Fonte: Art 57 e par√°grafo √ļnico do Art 57 do Regimento Interno do Itemol.

 

28) Sou de outra religi√£o. Posso realizar um curso no Itemol?

 

Qualquer pessoa que satisfa√ßa as condi√ß√Ķes de matr√≠cula podem frequentar os cursos do Itemol, por√©m os alunos precisam estar cientes de que o Instituto, os professores e a filosofia dos mesmos obedecem √†s doutrinas evang√©licas da linha protestante, tendo por base os ensinamentos e a ortodoxia b√≠blica.
 
Todas as orienta√ß√Ķes doutrin√°rias ter√£o por base a B√≠blia de Estudo Pentecostal vers√£o Almeida revista e corrigida (ARC), ¬© Copyright 1995 ‚Äď Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).

 

29) CARTEIRA DO ESTUDANTE РA identificação de aluno emitida pelo Instituto é válida em todo o Brasil?

 
Sim. Por√©m, n√£o √© v√°lida para descontos (como, em transportes p√ļblicos, cinemas, teatros, etc.), pois n√£o tem direito aos descontos os estudantes de cursos livres, pr√©-vestibulares e idiomas.
 

Caso possua alguma d√ļvida sobre os cursos de teologia que n√£o esteja listada aqui preencha o formul√°rio abaixo.