Cursos de teologia bíblica

Cursos disponíveis

Curso Avançado em Teologia - Bacharel LivreCurso Avançado em Teologia - Bacharel LivreCurso Básico em TeologiaCursos de capacitação em teologia


acesso-campus-virtual-itemol

 

Modelos de  certificados do Instituto

Modelo de apostila

Modelo do cartão de identificação

Algumas vantagens da educação teológica a distância do ITEMOL

Na educação a distância do ITEMOL, o aluno nunca perde uma aula. Todas ficam disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem. Assim, o aluno assiste onde, quando e quantas vezes quiser. Além disso, ficam à sua disposição na sala de aula virtual todos os exercícios, materiais didáticos, temas relacionados nos fóruns de discussão e arquivos em PDF para download.

A presença dos alunos é controlada por meio de exercícios realizados, pela participação nos fóruns e outras atividades na sala virtual, e as provas são realizadas online.

As mensalidades são acessíveis e compatíveis com a realidade da população brasileira nos rincões mais distantes do território nacional e os alunos não pagam pelo material didático.

Atendemos o Brasil e exterior (comunidade de língua portuguesa).

Como você se sentiria mais preparado ao final de um curso?

Numa instituição em que você recebe todo o material de estudo de uma vez e faz uma única avaliação (prova)?

Ou numa instituição, como o ITEMOL, em que você recebe o material de estudo num campus virtual de última geração, de acordo com a grade curricular, fazendo uma avaliação de cada disciplina, uma avaliação a cada final de semestre, realizando um trabalho de conclusão de curso (TCC) e fazendo um Estágio Supervisionado, tendo todo o apoio pedagógico e orientações doutrinárias de uma equipe de professores especializados?

PENSE BEM ANTES DE SE MATRICULAR EM QUALQUER INSTITUIÇÃO TEOLÓGICA DE ENSINO!!!

 

Objetivos gerais da teologia no Instituto

- Entender os fundamentos da fé cristã baseada nos princípios da reforma Luterana (Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria).

- Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficiente e eficaz da missão da igreja, atuando na evangelização dos povos para promoção de uma sociedade mais justa.

- Fortalecer o sentido da existência humana sensibilizando para a dimensão da transcendência presente na religião.

- Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorais e na promoção da paz mundial, entendendo a necessidade de compreensão da natureza do homem.

- Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da teologia bíblica.

O egresso dos cursos de teologia bíblica deve ser capaz de:

- Produzir ou vir a incentivar a produção de recursos pedagógicos, litúrgicos e comunicacionais, tendo em vista a evangelização, ensino, divulgação das propostas fundamentais de vida e missão da igreja.

- Exercer liderança de grupos e comunidades a partir dos princípios do respeito à diferença e da busca de soluções participativas;

- Utilizar, crítica e exegeticamente, o texto bíblico como fonte básica de doutrina e fé, para a pregação, ensino, produção de textos, proclamação evangelizadora e diálogo ecumênico;

- Colaborar na integração, motivação e animação dos diversos carismas (como capacidades pessoais) e ministérios (como formas de atuação) nas comunidades locais, igrejas, grupos, organismos da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer as práticas de missão.

- Exercer a pregação, a celebração de cultos e a ministração de sacramentos e demais atos litúrgicos no contexto da fé cristã.

- Exercer aconselhamentos em momento de dor e no cotidiano das comunidades.

- Colaborar na criação de comunidades eclesiais onde haja viabilidade para tal, bem como, nas já existentes, ensinar, edificar, equipar, aperfeiçoar, capacitando-as para o cumprimento da missão e o acolhimento de pessoas que, nelas, solicitem o seu ingresso;

- Desenvolver disciplina pessoal de leitura, estudo, reflexão, atualização de conhecimentos e aprendizado constante.

- Dialogar com grupos da sociedade civil que militem nas causas da cidadania e da promoção humana.

- Utilizar, de forma crítica, o instrumental teológico adquirido, aplicando de forma interdisciplinar o uso de dados e conceitos na construção do saber que fundamenta a práxis.

- Conduzir-se dentro dos princípios da Ética e revelar conduta condizente com as funções que estiver a exercer, seja em instituição, na sociedade e nos relacionamentos interpessoais.

- Desenvolver o auto-aperfeiçoamento através da utilização de recursos educacionais e tecnológicos atuais.

Amparo legal

Os cursos do Itemol não são da competência dos órgãos públicos (MEC, secretaria estadual ou municipal de educação) para reconhecimento por serem cursos religiosos confessionais (Laicidade do estado. Não interferência do Estado na religião. Art 19, incisos I e III, Constituição Federal/1988).

Portanto, de acordo com o Decreto lei Nr 1051/69, o Art 40 da Lei Nr 9.394/96 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e Lei Nr 11.741/08 os cursos de teologia bíblica confessionais não necessitam de reconhecimento dos órgãos governamentais.

Todos os nossos cursos de teologia são, em sua essência, de cunho eclesiástico voltados para o crescimento espiritual dos alunos, bem como para prepará-los ao exercício ministerial, sendo, portanto, ministrados na condição de CURSO LIVRE, ou seja, SEM reconhecimento do MEC. Entretanto, sua titulação é reconhecida em âmbito eclesial e de organizações cristãs.

Nosso Instituto faz opção pela “visão religiosa ministerial”.

cursos de teologia bíblica

CAMPUS VIRTUAL

O Instituto Teológico Monte das Oliveiras oferece cursos de teologia bíblica no sistema de educação  a distância de altíssima qualidade e com um investimento que você pode pagar.

Utiliza uma das melhores plataformas de ambiente virtual de aprendizagem (AVA), adotado como padrão pelo governo brasileiro e disponíveis em diversas instituições que fazem uso deste recurso no mundo.

Tutorial

Veja como é fácil acessar e manusear os Campus Virtuais do ITEMOL-EAD com este tutorial.

Como utilizar o Campus Virtual -

http://www.itemol.com.br/itemol/tutorial-unico.pdf

 

Venha estudar em uma instituição que prima pela teologia bíblica, ortodoxa e doutrinária.

O que é a teologia?

Teologia (do grego θεóς, transl. theos = “divindade” + λóγος, logos = “palavra”, por extensão, “estudo, análise, consideração, discurso sobre alguma coisa ou algo”), no sentido literal, é o estudo racional e sistemático acerca da divindade (sua essência, existência e atributos). Pode também referir-se a uma doutrina ou sistema particular de crenças religiosas – tal como a teologia judaica, a teologia cristã, a teologia islâmica e assim por diante.

No cristianismo, isso se dá a partir da Bíblia. O teólogo cristão protestante suíço Karl Barth definiu a Teologia como um “falar a partir de Deus”. O termo “teologia” foi usado pela primeira vez por Platão, no diálogo “A República”, para referir-se à compreensão da natureza divina de forma racional, em oposição à compreensão literária própria da poesia, tal como era conduzida pelos seus conterrâneos. Mais tarde, Aristóteles empregou o termo em numerosas ocasiões, com dois significados:

  • Teologia como o ramo fundamental da filosofia, também chamada “filosofia primeira” ou “ciência dos primeiros princípios”, mais tarde chamada de metafísica por seus seguidores;
  • Teologia como denominação do pensamento mitológico imediatamente anterior à filosofia, com uma conotação pejorativa e, sobretudo, utilizada para referir-se aos pensadores antigos não filósofos (como Hesíodo e Ferécides de Siro).

Santo Agostinho tomou o conceito de teologia natural da obra Antiquitates rerum humanarum et divinarum, de Marco Terêncio Varrão, como a única teologia verdadeira, dentre as três apresentadas por Varrão – a mítica, a política e a natural. Acima desta, situou a Teologia Sobrenatural (theologia supernaturalis), baseada nos dados da revelação e, portanto, considerada superior. A teologia sobrenatural, situada fora do campo de ação da filosofia, não estava subordinada, mas sim acima da última, considerada como uma serva (ancilla theologiae) que ajudaria a primeira na compreensão de Deus.

Teodiceia, termo empregado atualmente como sinônimo de “teologia natural”, foi criado no século XVIII por Leibniz, como título de uma de suas obras (Ensaio de Teodiceia. Sobre a bondade de Deus, a liberdade do ser humano e a origem do mal), embora Leibniz utilize tal termo para referir-se a qualquer investigação cujo fim seja explicar a existência do mal e justificar a bondade de Deus.

Na tradição cristã (de matriz agostiniana), a teologia é organizada segundo os dados da revelação e da experiência humana. Esses dados são organizados no que se conhece como teologia sistemática ou teologia dogmática.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

ABANDONO DE CURSO

Será considerado abandono de curso aquele aluno que o sistema detectar como inoperante após 20 dias corridos sem acesso, isto é, depois de 20 (vinte) dias de inatividade o sistema bloqueia automaticamente o acesso.

E para retomar os estudos o aluno deverá pagar o valor vigente de uma taxa de matrícula em processo seletivo do Curso Avançado em Teologia.

 

Instituto Teológico Monte das Oliveiras

Itemol: Buscando o estado da arte no ensino teológico. Qualificando os obreiros da seara do Senhor Jesus!

Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Vencedor