Curso Gratuito de Memorização de Versículos Bíblicos

Curso Gratuito de Memorização de Versículos Bíblicos
 

Apresentação

 

Alguns irmãos entram em contato conosco informando sua dificuldade em memorizar alguns versículos da Bíblia.
 
Com exceção dos problemas originados nas doenças psiquiátricas ou nos distúrbios psicológicos a maioria se resolve de uma maneira bem simples.
 
Pensando nisto, o Departamento Pedagógico do Itemol Seminário Evangélico decidiu criar um curso extremamente simples voltado exclusivamente para atender estas pessoas.

 

Técnicas de memorização

 
1. Repetição
 

Você já pensou em por que nós nunca esquecemos coisas que aprendemos quando criança? O ser humano aprende, preferencialmente, pela repetição. A criança repete o que os pais falam, o que os pais fazem, as músicas e os gestos.

 

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6

 

Mas na hora do estudo, a repetição para decorar o material didático não é a melhor fórmula. “Decoreba funciona? Sim! Muitos alunos passam de ano decorando. É a melhor estratégia? Não! Perde-se tempo e confiança no processo”, considera Renato Alves, preparador mnemônico e autor do livro “Não Pergunte se Ele Estudou – Como Desenvolver nos Filhos o Interesse e a Motivação nos Estudos”.
 
“O estudante quer absorver todo o conteúdo numa leitura só. A leitura de um texto implica em uma segunda leitura. Essa releitura é que faz o aluno fixar o aprendizado. O erro mais comum é a falta de paciência”, aponta Alves.

 
2. Importância (ou relevância)
 

Os neuropedagogos afirmam que a pessoa memoriza aquilo que é importante.
 
É mais fácil lembrar de algo do seu interesse do que de algo que não lhe interessa – óbvio. É por isso que, se você gosta de uma matéria, provavelmente tem muito mais facilidade em aprendê-la.

 

Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.

E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária. E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
Lucas 10.40-42

 

Quem você acha que aprendeu mais sobre as ensinamentos do Mestre?

 
3. Planejamento e concentração
 

Escolha um momento do seu dia e um local para ler, meditar e orar.

 

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus 6.6

 

Deixe de lado as notificações do celular e foque no que está lendo. Se você estiver cansado ou distraído, é muito mais difícil para o cérebro fixar o conteúdo com o qual você está tomando contato.

 
4. Organização
 

Aprender é um processo conectado, e não individual. Uma maneira excelente de fixar algo novo é conectando isso com algo que você já saiba ou conheça. Por exemplo: ao aprender uma palavra nova em outra língua, você pode tentar conectá-la com um som com que ela se pareça em uma língua que você já conheça, por exemplo.

 

Estas técnicas podem ser aplicada a leitura da Bíblia e a nossa vida espiritual? Responda isso depois do término da leitura desta página.

 
APRENDENDO A DECORAR VERSÍCULOS BÍBLICOS
 

Particularmente somos contra ao planejamento de leitura da Bíblia em um ano, conforme vemos divulgado em muitos sites na internet.
 
A explicação da objeção vem logo a seguir.
 
Uma das orientações para memorizar os versículos da Bíblia está em Josué 1.7,8:

 

Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

 

Veja o que os Salmos 119.11 diz: “Escondi a tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”
 
Perceba que o autor se preocupou em “esconder a Palavra”, pois reconhece que é um tesouro precioso.
 

Como então memorizar os versículos da Bíblia?

 

Nunca se fixe somente em um versículo, pois a doutrina bíblica se baseia em textos e contextos.
 
Leia, releia, MEDITE e faça uma aplicação pessoal sobre os versículos lidos.
 
O mais importante e interessante será que cada vez que você reler a mesma passagem terá uma compreensão mais aprofundada do texto.
 
Portanto, quanto mais ler e meditar nos versículos da Bíblia maior será o conhecimento do texto sagrado.
 
NÃO SE ESQUEÇA DISTO: Antes de iniciar a leitura da Palavra de Deus faça uma oração solicitando a ajuda do Espírito Santo.

 

Exemplo:

 
1. Leia a passagem abaixo.
 

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;
Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.
 
Mateus 7:24-29

 
2. Responda as seguintes perguntas:
 
a. O que Deus está me dizendo?

________________________________________________

b. O que vou fazer com base nisto?

________________________________________________
 

Nossas respostas para a passagem acima:

 

a. Se eu não der ouvido a Palavra de Deus e não andar conforme os seus preceitos terei uma vida de derrotas.

b. Vou começar a observar os mandamentos da Bíblia Sagrada.

 

Conclusão:

 

Seguindo estes simples passos em pouco tempo você estará não somente memorizando os versículos da Bíblia, mas também fazendo uma aplicação prática em sua vida espiritual.

 

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:3

 
 

Fonte:
 
1. Revista Galileu – Técnicas para memorizar. Acesso em 09/05/2017.

2. Curso Estudo e Memorização – Três problemas críticos. Acesso em 09/05/2017.

3.UOL Educação – Técnicas de memorização. Acesso em 09/05/2017.


Faça a avaliação (prova) abaixo!

Você vai aplicar em sua vida pessoal e espiritual as aprendizagens obtidas neste curso?

Deixe o seu e-mail para receber a resposta da avaliação.